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Defesa do Consumidor interdita stand de construtora

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Mais um caso preocupante!

Você viu essa má notícia pro nosso mercado?


“Rio - O estande de vendas da construtora XXXXXX, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste, foi interditado na tarde deste sábado (26), por práticas abusivas na comercialização de imóveis. A ação, em parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ), é resultado do descumprimento de uma interdição anterior.

De acordo com as investigações, a empresa continuou vendendo unidades do empreendimento Epic Golf Residence mesmo após a interdição parcial do espaço na sexta-feira (25). Os corretores ofertavam imóveis com a promessa de que os futuros moradores teriam acesso irrestrito ao Campo de Golfe Olímpico, inclusive para a prática do esporte. O benefício, no entanto, não condiz com a realidade, já que não há qualquer parceria firmada entre a construtora e o campo.

A fiscalização ocorreu após a secretaria e a autarquia receberem diversas denúncias de consumidores que se sentiram lesados pelas promessas feitas durante o processo de venda.

- A prática é considerada abusiva e fere diretamente o Código de Defesa do Consumidor. Por isso, interditamos o local agora de forma mais ampla, já que a XXXXXX não respeitou a interdição parcial anterior. Além de iludir também é frustrar o consumidor no ato da compra. Em 2024, a empresa já tinha sido autuada também por falsas promessas durante o processo de venda dos imóveis, afirmou o Gutemberg Fonseca, Secretário de Estado de Defesa do Consumidor.”



Mais um caso preocupante na incorporação brasileira, que se não for bem gerenciado, pode chegar à mesma história de horror que um incorporador me contou, e que o levou a ter sérios prejuízos, além da obra embargada por tempo indeterminado.

Se você ainda não viu esse caso, LEIA AQUI.​



Repito como um disco furado sobre o filtro de proteção que toda incorporadora deve ter ativo, em todas as etapas das vendas, para se proteger contra casos como esses, e uma peça fundamental desse filtro é uma House, com “H” maiúsculo, gerenciando todos os atendimentos, sem exceção, justamente para não dar margem para falsas informações como essas, onde é mais do que sabido que muitos corretores erram a mão, forçando uma venda a qualquer custo.

E acredite, muitos deles realmente acham que é verdade o que falam, por terem escutado essa mesma informação várias e várias vezes na mesa ao lado, de algum colega ou por serem influenciados pelos seus gerentes.

Da mesma forma, é ainda mais do que sabido que a maioria esmagadora dessas informações equivocadas vem das imobiliárias nos plantões.



Veja, não vou citar aqui o nome, mas conheço essa construtora de perto, principalmente por ser uma concorrente direta da última incorporadora onde trabalhei por 9 anos.

Lamento o ocorrido, mas sei que ela está inserida há muito tempo no modelo de vendas tradicional, com seus stands repletos das grandes imobiliárias de lançamento, as mesmas, inclusive, que povoaram o nosso stand e ajudaram bastante a encalhar o nosso empreendimento.

E uma hora, o modelo tradicional cobra o seu preço que, nesse caso, será a imagem negativa no mercado, fazendo a credibilidade da incorporadora despencar, prejudicando as próximas vendas.

Além da grande chance de um efeito manada, como no caso de horror real que marquei mais acima, fazendo os demais compradores desse empreendimento possivelmente entrarem com uma ação conjunta, não só por esse motivo, mas por todos os que encontrarem no caminho, por menores que sejam, já que a confiança não existe mais.



Então, te pergunto:

Você realmente acha que isso aconteceria se nesse stand houvesse somente uma House capacitada, comprometida, especialista no produto e inserida em um modelo de vendas realmente funcional, que desse a melhor condição comercial e financeira para essa equipe?


Sim, foi uma pergunta retórica, porque a resposta é não!

Uma House séria, a que chamo de o 2º pilar de um lançamento bem-sucedido, não faz isso, porque ela age como uma parceira do empreendimento, um verdadeiro cão de guarda, e por ser a única responsável pelas vendas da incorporadora, sabe que quem vai lidar com esses clientes depois também será ela.



Por isso, cuidado com quem você coloca no seu plantão!

não é lugar de imobiliárias, principalmente porque os corretores são rotativos e genéricos, sem compromisso com os detalhes do seu produto e com vendas qualificadas, já que quem vai lidar com os clientes insatisfeitos depois é a incorporadora, não eles, que nessa hora já estarão longe, com o bolso cheio da comissão, e repetindo a mesma traquinagem nas demais incorporadoras que ainda insistirem no modelo de vendas tradicional.



“Mas Ismael, não conheço uma house assim, todos os corretores com quem lidei são iguais, pulam de galho em galho e não se comprometem com a incorporadora e com o empreendimento. É realmente possível montar essa House, com “H” maiúsculo?”



Depende!

No modelo de vendas tradicional, onde a própria incorporadora sabota os corretores todo santo dia, fazendo eles disputarem internamente os clientes, dentro da própria equipe, e com as imobiliárias, na selvageria sem fim que virou os stands de vendas...

Dificilmente você vai conseguir, porque por uma questão de sobrevivência, eles vão tender a se comportarem como imobiliárias, forçando vendas a qualquer custo, para garantir o ganha pão, incluindo mentiras ou omissão de informações importantes.

E se você conseguir atrair ou criar bons corretores, por terem a sua potência de vendas diminuída, rapidamente eles vão embora ou vão virar zumbis improdutivos, sabotando as suas vendas como recíproca.



Se você não leu ou ainda não é assinante, na News TC #78, entreguei o roteiro de como montar um Time da Casa de alto rendimento. Veja AQUI.​

E neste artigo especial, reforço que a House é um dos maiores ativos que uma incorporadora pode ter em mãos, mas como todo bom ativo, deve ser bem cuidado, para dar os bons lucros e dividendos.


Então, se você não está satisfeito e sabe que deve fugir das armadilhas do modelo de vendas tradicional...

E tem pressa em terminar de vender seus empreendimentos atuais e/ou fazer os seus próximos lançamentos bem-sucedidos, e sabe que para isso deve mudar o modelo de vendas da incorporadora e formar uma House de alto rendimento o quanto antes, mesmo que ainda não tenha nenhuma equipe montada...

Quero te convidar a começar uma jornada comigo, porque é exatamente a correção dessa grave falha do modelo de vendas tradicional e a ativação de um Sistema de Proteção dentro da sua incorporadora, em todas as etapas das suas vendas, para que seus lançamentos não corram o risco de serem interditados, que ofereço dentro do Caminho do Time da Casa.

Se você aceitar esse meu convite, você pode começar agora, apenas com uma decisão, apertando o botão abaixo.



Abraço,

Ismael Sant’Ana

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"Parabéns, Ismael, sou seu admirador. Você é meu Mentor. Você sabe muito de incorporação e sabe mesmo como vender e também como não vender no mercado imobiliário. Sou incorporadora e construtora e sigo rigorosamente a sua direção. Eu recomendo esse cara aí! Grande abraço!"
Caio Celso Cardoso, aluno do Time da Casa | CEO, Grupo Excelso, Belo Horizonte/MG | @caiocardoso_invest
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"O seu livro ilustra maravilhosamente bem o que venho vivenciando e comentando. Li para ver se era bom e comprei para toda a minha equipe. O que seus ensinamentos já plantaram, fortificou em mim sentimentos que até então achava apenas feeling. E certamente demorariam mais tempo para serem implementados."
David Sampaio Barretto, leitor do livro Os 7 Pecados, incorporador, Construtora Santa Maria, Aracaju/SE |  @davidsbarretto
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Quem é Ismael Sant'Ana?
Ismael Sant'Ana nasceu em 1978 e já vendeu muitos apartamentos na planta, fruto de uma experiência de 12 anos fazendo parte da house de três grandes incorporadoras de Belo Horizonte.

Na última, onde ficou por nove anos, teve a oportunidade de implantar e testar um modelo de vendas que fez com que um empreendimento encalhado, com mais de três anos de lançado e bastante queimado no mercado, voltasse a ser vendido naturalmente, sem custos com mais anúncios, evitando que esse estoque virasse um alto passivo para o incorporador após as chaves.

Hoje, ele ajuda as incorporadoras a consertarem as vendas dos seus empreendimentos, e vai além, mostrando o passo a passo para que os lançamentos seguintes sejam cada vez mais vendáveis, viáveis e que tenham clientes qualificados que resultem em vendas também com mais qualidade e a um custo mais barato em anúncios, porque estimula a divulgação orgânica no mercado através do gerenciamento adequado das imobiliárias parceiras.

Idealizou o método prático O Time da Casa, ensinando o que chama de Os Três Pilares de um Lançamento Imobiliário Bem-sucedido, envolvendo tanto o diagnóstico dos empreendimentos, para que eles sejam vendáveis por si só, mas também um pente fino na configuração da house da incorporadora, no gerenciamento das imobiliárias e na forma de atendimento aos clientes, para que vendedor e comprador possam se aproximar e se entender, sem os conflitos que sabotam o negócio.

Não satisfeito, criou o Clube TC, um grupo fechado, por assinatura, com incorporadores, corretores e afins, que realmente querem dar um novo rosto pro mercado imobiliário, onde, além de empacotar todo esse método, praticamente transcreveu esse conhecimento em artigos semanais, todas as terças, exclusivamente para os membros.

É autor dos livros Fale a Mesma Língua do Incorporador, para que todos os envolvidos, vendedor, corretor e comprador, falem a mesma língua e possam negociar apartamentos na planta com planejamento financeiro, segurança e plena consciência das entrelinhas do negócio, evitando surpresas no caminho, distratos e futuros processos judiciais, do Os Sete Pecados do Modelo de Vendas Tradicional das Incorporadoras, mostrando todos os problemas que esse sistema traz em sua estrutura, e explicando por que essas falhas são os maiores encalhadores naturais de empreendimentos que existem, e também do Cuide da Lista de Clientes da Incorporadora, com o passo a passo prático de como identificar os leads verdadeiramente qualificados para um lançamento imobiliário e de como ele fazia para gerenciar uma lista com mais de quatro mil nomes, mantendo essas pessoas sempre aquecidas e selecionando os compradores potenciais entre elas, convertendo em vendas tanto para os empreendimentos já lançados, mas também para os novos lançamentos.

Além disso, é graduado em Administração e fez um MBA em Mercado de Capitais porque quis aprender outros tipos de investimentos para compará-los aos do mercado imobiliário.

Frequentemente, compartilha nas suas redes sociais dicas, conteúdos e os métodos que usou no campo de batalha para desencalhar empreendimentos e ajudar na criação de lançamentos que não encalham.